Psicologia Esportiva
Muitas vezes a psicologia é vista como uma opção de tratamento auxiliar em doenças psiquiátricas. Durante muito tempo, a realidade na psicologia era uma visão engessada de que só procura psicólogo quem está doente ou “louco”.
A cada ano que passa, esta visão tem se modificado e a psicologia tem sido muito bem
Vinda , não só para tratar doença, mas sim pra promover a saúde emocional em diversas áreas. Desde a clínica onde pacientes procuram a terapia para obter um autoconhecimento , ou elaborar conflitos internos, até em hospitais para auxílio aos familiares no contato com a doença do ente querido.
Isso não é diferente com a Psicologia do Esporte. O conceito de
Saúde é amplo e somente o bem estar físico e a ausência de doenças, não podem ser sinônimo de saúde. É preciso olhar para a saúde Espiritual e mental também.
Um atleta de alto rendimento, em perfeita forma física , poderá perder uma competição por não estar preparado psíquica e emocionalmente para a pressão psicológica do momento. Muito comum escutar queixas de atletas que se sentiam preparados , mas na hora do campeonato, experimentaram dificuldade em manter o foco, em pensar positivamente e principalmente evitar a autocobrança.
Que a saúde mental influencia no desempenho dos atletas, já é fato, mas como ter a saúde emocional equilibrada com a saúde física ?
Muitos atletas procuram atendimento psicológico individual para lidar com questões pessoais, outros sentem se muito a vontade com encontros em grupos, onde a experiência do parceiro, pode servir de motivação e os problemas e dificuldades ali levantados podem ser discutidos com o grupo em busca de uma solução.
O psicólogo do
Esporte não se limita apenas a atletas de alto rendimento. Este profissional pode ainda auxiliar pessoas que praticam atividade física regularmente por lazer ou saúde, iniciação esportiva,dificuldades de socialização em grupos e até aposentadoria no esporte.
O psicólogo utiliza de técnicas de
Relaxamento, neurolinguística , treino mental, ajuda o atleta a desenvolver a autoconfiança e resiliência, que é a capacidade de lidar com derrotas sem perder a motivação.
E você? Está com a sua saúde emocional em
Dia?
